Como o próprio nome já sugere, a energia solar é aquela que é proveniente da luz e do calor do Sol. Por se tratar de uma alternativa sustentável e ecológica, muitas pessoas e empresas têm aderido à energia solar, que está se tornando cada vez mais reconhecida como um meio viável de ter energia com mínimo impacto ao meio ambiente.
Como se trata de uma alternativa que só tem se tornado mais comentada e procurada há poucos anos, há ainda uma série de fatos a seu respeito que ainda não são de conhecimento geral. Tendo isso em vista, fizemos esse compilado especial de 10 curiosidades sobre energia solar para você conferir. Boa leitura!
Muito se engana quem pensa que a energia solar é algo novo e recém-descoberto. Essa tecnologia já era utilizada há muito tempo atrás, por famílias da Grécia Antiga que construíam suas casas de maneira a aproveitar ao máximo a luz solar durante os meses gelados do inverno.
Além disso, a relação dos gregos com o Sol nessa época era muito forte, uma vez que acreditavam que a estrela era o deus Helios, que dirigia sua carruagem da terra em direção ao céu.
E o vencedor foi ninguém mais, ninguém menos que Albert Einstein, é claro. Em 1921, o físico conquistou um dos prêmios mais importantes da ciência por realizar experimentos com energia solar e solar fotovoltaica.
Ele foi premiado “por suas contribuições à física teórica” e, especialmente, pela sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, algo que foi fundamental posteriormente para o estabelecimento da teoria quântica.
Algo que tenha sido objeto de um estudo feito com tanto afinco por Einstein definitivamente não pode nem deve ter seu poder e importância menosprezado nos dias atuais.
Por muito tempo só era possível gerar energia solar por meio dos tradicionais painéis solares, que eram instalados nos telhados das construções. Também conhecidos como módulos fotovoltaicos, essa foi a única alternativa por mais de quatro décadas.
Desde o ano de 2016, no entanto, a tecnologia fotovoltaica pode contar com uma grande e importante inovação em seu ramo.
Com o objetivo de acelerar a transição do mundo rumo a um futuro de energia mais sustentável, a empresa Tesla apresentou as suas telhas solares, que transformam o telhado de uma casa em uma espécie de gerador de energia sem alterar o aspecto físico da construção.
Chamado de Solar Roof, a inovação é feita de vidro temperado e texturizado, e segundo a empresa é ultra-resistente ao choque e contra vento, granizo e incêndios. Por essa razão, dizem que essas telhas solares possuem “garantia infinita”.
Além disso, a empresa também recomenda a compra da sua bateria Powerwall, utilizada no caso de interrupção de energia. Sendo assim, mesmo durante a noite ou em tempos nublados, a energia do seu lar se mantém assegurada.
O setor da tecnologia fotovoltaica tem trabalho com especial dedicação para apresentar outra grande e revolucionária inovação para os seus consumidores.
Uma das maiores limitações de quem opta pela energia solar é a questão da energia durante a noite ou em dias chuvosos. A ideia é lançar um painel que seja capaz de captar a luz do sol durante o dia e armazená-la para o uso noturno.
Um grupo de cientistas de duas universidades chinesas está unido para desenvolver essa tecnologia, que será possível através do uso de um novo material, chamado Long Persistent Phosphor (LPP), ou fósforo de longa persistência, para a tradução em português. Essa novidade deve ser lançada ainda durante os próximos anos.
A primeira estrada solar do mundo está localizada na França, no vilarejo de Tourouvre-au-Perche. Construída pela Wattway, essa estrada é composta por um trecho de mil metros pavimentados com células fotovoltaicas, de um total planejado de mil quilômetros.
A energia gerada pela tecnologia utilizada nesse primeiro trecho é capaz de iluminar as ruas da cidade, que possui 3.400 habitantes. Esse se trata do primeiro passo de um projeto de cinco anos, que tem como objetivo gerar energia para 5 milhões de habitantes, o equivalente a cerca de 10% da população da França.
A primeira moto elétrica movida a energia solar foi criada pelo americano Richard Gryzch. Trata-se de uma moto híbrida, alimentada por painéis solares e revestida por painéis que se encarregam de alimentar a bateria.
Ela não utiliza gasolina e corre por até 144 km/h, com um alcance de cerca de 80 km com a bateria totalmente carregada.
Para financiar seu projeto pessoal, que durou mais de dois anos e foi batizado de Solar Flyer,, Richard vendeu suas outras motos e até mesmo uma de suas casas.
Há também o carro solar, que foi batizado de eVe, e é oficialmente o carro elétrico mais rápido do mundo, atingindo uma velocidade acima de 106 km/h. Foi construído por uma parceria entre mais de 100 estudantes de engenharia da Universidade de New South Wales (UNSW), na Austrália, e a da equipe Sunswift.
Há também uma competição de carros solares, que ocorre a cada dois anos na Austrália. O World Solar Challenge, ou Desafio Solar Mundial, teve sua estreia no ano de 1987, e percorre 3021 km através do deserto, da cidade de Darwin à Adelaide.
O primeiro voo feito a partir da energia solar ocorreu no ano de 1974, na Califórnia. O avião não-tripulado foi desenvolvido pelos irmãos Roland e Bob Boucher. Chamada de AstroFlight Sunrise, o primeiro protótipo decolou 28 vezes, e era capaz de atingir uma velocidade média de 22 km/h.
No último voo, a aeronave foi destruída ao chegar muito perto de uma nuvem, o que causou uma forte turbulência. No ano seguinte, a aeronave foi substituída pela sua segunda versão, Sunrise II.
Em 1975, foi construído o primeiro barco solar do mundo, na Inglaterra. Décadas mais tarde, em 1996, o japonês Kenichi Horie conseguiu completar a travessia do Oceano Pacífico em um catamarã movido à energia solar.
A eletricidade solar é o que chamamos de energia renovável, e não libera ao ambiente nenhum dióxido de carbono nocivo ou qualquer outro tipo de poluente.
Um sistema fotovoltaico típico de uma residência, por exemplo, pode salvar cerca de 1.200 kg de CO2 por ano. Isso é o equivalente a 30 toneladas ao longo da vida.
Você sabia que apenas cerca de 30% da radiação que recebemos do sol na atmosfera superior da Terra é refletida de volta para o espaço? Os outros 70% é absorvido pelas nuvens, oceanos e massas de terra.
Essa absorção é tanta que a energia que o nosso planeta recebe em uma só hora de exposição ao sol é igual à quantidade de energia que os seres humanos utilizam em um ano inteiro. Incrível, não é?!
E isso aconteceu aqui no Brasil, na Copa de 2014! O Estádio do Mineirão, localizado em Belo Horizonte, foi o primeiro estádio de todo o mundo a sediar uma partida da Copa do Mundo operando com uma usina solar. O jogo foi entre a Colômbia e a Grécia, no dia 14 de junho.
A usina, que foi instalada no topo do estádio, é composta por 6 mil painéis, que ocupam uma área de 11,5 mil m². De toda a energia produzida pelos painéis, apenas 10% é usada no estádio. O restante é distribuído pelo Estado através da Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG)
E então, o que achou dessas curiosidades? Aposto que você não conhecia a maioria delas, não é?! Conta pra gente nos comentários qual delas você achou mais interessante.