Proveniente da luz e do calor do Sol, a energia solar é uma alternativa cada vez mais procurada em oposição às energias nuclear e hidrelétrica. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica, e aplicada em diversos usos. A geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água são as principais formas de aproveitamento da energia solar.
Muitas pessoas estão aderindo à energia solar residencial no Brasil, o que tende a beneficiar tanto os próprios consumidores quanto o sistema elétrico em si, que geralmente é sobrecarregado.
A energia solar residencial no Brasil começou a se desenvolver de fato a partir de 2012, com a regulamentação normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que permite a “troca de energia” com a rede elétrica por meio do sistema de compensação de créditos de energia.
Está pensando em aderir à energia solar em sua casa? Então confira a seguir 7 razões pela qual essa decisão vale à pena.
Apesar do alto custo do investimento inicial, ao realizar a compra dos painéis solares, isso é revertido posteriormente devido à economia com as contas de luz. Uma vez que você realizar a instalação da energia solar na sua casa, nunca mais será necessário se preocupar em pagar as contas de energia elétrica.
Além disso, a tecnologia tem possibilitado que os painéis solares se tornem cada vez mais potentes com o tempo, assim como o seu custo inicial também vem decaindo. Esse é um ponto muito importante, já que contribui para que a energia solar se transforme em uma solução cada dia mais economicamente viável.
Se você é uma pessoa que se preocupa em manter um compromisso com o meio ambiente e com a sua comunidade local, essa é uma razão muito importante!
Da mesma forma que a energia eólica, a energia solar é uma das formas limpas de produção de energia que mais cresce em todo o mundo! E não para por aí: ao optar pelo uso da energia solar residencial, você acaba reduzindo o uso de outras fontes de energia, como a elétrica e o gás também.
Estima-se que todo o sistema energético solar contribua com a economia de 600 mil toneladas de emissões de C02 por ano.
O posicionamento a favor da energia solar é muito decisivo no momento atual do nosso planeta, uma vez que as demais formas de energia utilizadas até então por boa parte da humanidade são geradas a partir de combustíveis fósseis, que não são renováveis. Escolher a energia solar é também escolher priorizar o planeta e o meio ambiente.
Os painéis fotovoltaicos ou células solares instalados nas residências para gerar energia solar não possuem peças móveis, o que faz com que quase não tenha desgaste mecânico.
Outra questão que influencia na praticidade da energia solar residencial é que os painéis podem ser instalados de acordo com as necessidades da sua família ou da sua casa.
Você pode instalar um número inicial de painéis que julgue necessário de acordo com a indicação do técnico responsável e, posteriormente, se for preciso, mais painéis poderão ser instalados sem grandes dificuldades.
Esses painéis duram pelo menos 25 anos, demandando apenas uma limpeza anual para que sua durabilidade se mantenha. Há quem afirme que, se bem cuidados anualmente, possam durar até 40 anos, o que comprova como esse pode ser um investimento muito valioso e duradouro.
Essa vantagem poucas pessoas sabem, mas a energia solar fotovoltaica é uma das melhores opções para regiões isoladas, onde não há rede elétrica. Essa é a melhor alternativa nesses casos, levando em consideração que é muito mais barata que geradores a diesel ou óleo combustível.
O Brasil, sendo um país tropical, recebe grande intensidade de raios solares, o que favorece a geração de energia elétrica em praticamente todo o território nacional. A utilização da energia solar é viável em praticamente todo o país.
Em locais e regiões distantes dos centros de produção energética, essa opção contribui com a diminuição da procura energética, o que consequentemente evita a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Além de demandar pouca manutenção, conforme já citamos em um dos itens anteriores, também é muito difícil que um sistema de energia solar residencial venha a precisar de reparos frequentes, uma vez que é muito resistente.
Como esses sistemas são fabricados para serem expostos sobre o céu aberto, são compostos por equipamentos e peças das mais resistentes possíveis, para evitar sua vulnerabilidade diante de ações do tempo.
Para se ter uma noção, as placas solares são feitas para suportar até mesmo impactos de grandes bolas de granizo, que comumente acabam causando estragos em estruturas pouco preparadas.
Essa é uma forma de se manter sempre à frente no que diz respeito a possíveis intercorrências ou surpresas climáticas. Sendo assim, você pode ficar tranquilo com relação ao seu sistema solar, pois mesmo ficando exposto às ações do tempo ele é feito de maneira resistente para suportar qualquer intempérie.
Muitas pessoas acreditam que a instalação de um sistema de energia solar residencial seja algo complexo e demorado, mas essa informação não procede. Para a surpresa dos leigos no assunto, o prazo médio das instalações residenciais são de apenas 2 a 3 dias.
Esse é um ponto positivo a mais com relação à praticidade desse sistema, e um motivo para você ficar tranquilo com relação a sua decisão. Muitas vezes em no máximo uma semana após a visita inicial da empresa a sua casa já é possível ter seu próprio sistema de energia solar instalado e funcionando adequadamente para atender você e sua família.
Esse motivo é, na verdade, um bônus especial e inesperado, que pode te trazer grandes benefícios a longo prazo.
Voltando a falar de termos financeiros, ter em seu imóvel um sistema de energia solar pode ser uma vantagem ainda maior caso você decida vendê-lo no futuro, seja ele residencial ou comercial.
Isso porque o mercado imobiliário também percebe a importância e a demanda por esse tipo de imóvel hoje em dia. Esses imóveis acabam sendo bastante valorizados por possibilitarem um gasto menor em energia elétrica, por terem um equipamento com longa vida útil e também pelo seu valor verde por se tratar de uma solução sustentável.
E então, o que você achou dessas razões surpreendentes e indispensáveis para aderir à energia solar residencial? Deixe seu comentário abaixo.